Bolinho de batata com queijo


Semana passada estava em casa enjoada de comer qualquer coisa que encontrava na dispensa, então me deu um estalo e fiz uma receitinha que tinha visto outro dia por aí no Facebook que alguém (algum santo) compartilhou. Fiquei afim de gravar um vídeo desta receita, mas estava morrendo de preguiça de me arrumar para vocês não me verem com cara de jeca, então desencanei.
Como sempre, acabei mudando um monte de coisa da receita original, mas o pessoal de casa aprovou! E olha que não deu o menor trabalho para fazer.
O que precisei?


1. Duas xícaras e meia (chá) de batata amassada | 2. Dois ovos com a clara e a gema separadas | 3. Uma xícara de queijo muçarela ralada | 4. Salsinha, sal e pimenta a gosto.

Enquanto a batata vai cozinhando, você pode ir picando a muçarela bem pequenininha, caso não encontre o serviço já feito no mercado, e também pode adiantando as claras, que devem ser batidas em neve. Feito isso é a hora da misturinha: junte à batata o queijo, a salsinha, sal e pimenta até ficar assim:


Por último, você junta as claras em neve à massa, que vai ficar exatamente assim:


Agora é a hora de fazer os bolinhos. Na receita original, era necessário forrar a forma com papel manteiga. Como não tinha em casa, untei a forma com margarina (deu uma grudada, mas nada que acabasse com o bolinho). Aqueci o forno no modo médio enquanto fazia o procedimento. Usei a colher mesmo, sem grandes efeitos, assim:


Se o seu forno tiver a fama de ser fraco (como o meu) fique atenta a aparecia dos bolinhos. O meu ficou douradinho depois de uma meia hora no forno, mas se o seu fogão for normal, possivelmente de 15 a 20 minutos será suficiente.
O resultado:


Acredito que um molhinho do seu gosto dá um toque mais especial na hora de servir, viu? Vale de petisco para a turma que você for receber em casa para assistir a copa, pra turma do churrasco, pra acompanhar o vinho.
Gostou? Se for fazer, não esqueça de avisar pra gente como ficou, hein? Um beijo

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.