Soraia: Livro de receitas - Cocadinha caseira


Uma das lembranças mais claras da minha infância é passar os fins de semana preenchendo o caderno de receitas da minha mãe. Era pequeno, de capa dura, todo pautado. Uma metade era composta por receitas de pratos salgados e a outra, de pratos doces. Hoje, casada e morando pela primeira vez longe da minha mãe, percebo o quão interessante era esse ritual de anotação e registro de receitas. 
De lá para cá, as coisas mudaram um pouquinho e as mulheres (bem como os homens) ganharam um grande aliado: o Google. Se antes ligávamos para nossas, mães, avós, tias e amigas para saber o ponto certo do bolo ou como fazer aquela torta ou ainda quanto de sal ou açúcar é o ideal para aquela receita, atualmente basta termos acesso à Internet e perguntarmos ao Google qualquer tipo de receita ou dica, que ele nos dará a resposta. 
Claro que cozinhar não é uma arte exata e, mesmo seguindo uma receita, algo pode dar errado. Mesmo assim, quem quer se aventurar na cozinha, tem importantes aliados e pode fazer isso com maestria. Basta ter boa vontade e os ingredientes certos. 
Eu comecei um caderno de receitas esta semana. Aos poucos, estou pegando de cada tia, da minha mãe e das minhas avós receitas que gosto muito. Paralelamente, estou consultando o Google sobre receitas específicas, que não necessariamente eram feitas pela minha família. Entre todos os que encontrei, um tem me ajudado muito em particular: www.tudogostoso.com.br. As receitas são simples e vêm bem explicadas. Além disso, há detalhes como tempo de preparo, para quantas pessoas serve aquela receita e um espaço para comentários, o qual vale a pena ser consultado. Nele, as(os) cozinheiras(os) não apenas avaliam as receitas, como ainda dão dicas de como “personalizaram” o prato em questão. Ah! Tem também o aplicativo do site para você poder ir olhando no celular ou tablet enquanto aplica a receita.Viu? Assim, fica fácil, não é? 
Bem, como a ideia desses textos é ajudar os marinheiros de primeira viagem, vou compartilhar uma receita que faço desde pequena: 

Cocadinha caseira 

Ingredientes:
1 colher de sopa de manteiga 
1 lata de leite condensado 
9 colheres de sopa de açúcar 
1 pacote de coco ralado 

Modo de preparo: 
Em uma panela, coloque a manteiga para derreter. Em seguida, insira o leite condensado, o açúcar e o pacote de coco ralado. Mexa bem até o conteúdo se desprender da panela e ficar com o aspecto dourado. Depois, unte com manteiga parte da pia ou uma travessa e derrame o conteúdo da panela. Deixe esfriar por aproximadamente duas horas e corte a cocada em losangos. 
É bem fácil e fica muito bom. Palavra de filha de baiano! E você? Tem alguma receita simples e gostosa que queria compartilhar? Não esqueça de participar, hein? Até a próxima.
-
Gostou? Então não deixe de compartilhar o link deste post em sua mídia social preferida, ou até mesmo deixar a sua opinião nos comentários. Assim podemos contar com você para fazer o blog crescer ou apenas pra compartilhar opiniões. Um beijo

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.