Soraia: Sensível ao toque


Férias são ótimas. Sem dúvida. Relaxam o corpo, a mente. Porém, às vezes, relaxamos tanto que esquecemos de cuidar de algumas partes. Aí, depois, temos que correr atrás do prejuízo. É o caso, por exemplo, dos nossos pés e mãos, que acabam bem ressecados ao longo desta jornada. Para amenizar o estrago feito, vamos às nossas dicas caseiras. Afinal, podem ser mais baratas e eficientes que muitos cremes no mercado. 
Para os pés, o primeiro passo é amaciar e descansar. Isso é bastante simples de ser feito: em uma vasilha, coloque um litro de água morna e meio copo de vinagre. Fique de cinco a dez minutos com eles submersos e já verá a diferença. 



Depois, assim como falamos na semana passada sobre o corpo e o rosto, vale a pena dar uma esfoliada nesses que nos aguentam o dia inteiro. Aliás, muitas mulheres já preferem esfolia-los a passar a velha conhecida lixa. Trata-se de algo menos invasivo e que pode ser feito em todo o pé. E é claro que temos uma receitinha caseira para esta fase também: misture em um recipiente uma xícara e meia de chá de açúcar cristal, cinco gotas de óleo vegetal (amêndoas, abacate, laranja ou qualquer um de sua preferência) e quatro colheres de sopa de azeite de oliva. Depois, aplique a mistura e massageie seus pés. Após a esfoliação, se preferir, pode ainda tirar partes ressecadas que estejam lhe incomodando com uma lixa. Mas esta fase é opcional. Retiradas as células mortas, seja com a lixa ou com o uso do esfoliante, é hora da hidratação. 
Encontramos marcas excelentes no mercado com as mais variadas opções, entre elas a Granado, Racco, O Boticário, Impala e Schraiber. Porém, também temos (para variar) uma alternativa caseira: misture 100 ml de glicerina, 10 comprimidos de “aspirina” e 10 colheres de sopa de água oxigenada de 20 volumes. Aplique a mistura nos pés e deixe por 15 minutos. Depois, lave-os com água fria. 

As mãos, por sua vez, passam pelas mesmas etapas de esfoliação e hidratação. No entanto, os ingredientes são mais delicados por ser uma região mais sensível. Assim, como receita para o esfoliante caseiro sugiro misturar 250 gramas de açúcar, duas colheres de sopa de sabonete líquido, uma colher de sopa de mel e duas gotas de óleo de amêndoas. Esfregue bem as mãos com o preparado e depois enxague abundantemente. Preparada a pele, parte-se para a hidratação. 
As empresas não param de surpreender e continuam investindo pesado em cremes hidratantes para mãos e cutículas. Assim, fique de olho e confie em produtos de marcas como Avon, Lush, OPI, Granado, Orly, Natura, O Boticário, Nivea e Kapeh. Caso queira uma opção mais em conta, coloque em um recipiente pomada para assadura de bebê (Bepantol e Hipoglós), uma cápsula de vitamina E e cinco gotas de óleo vegetal. Misture, aplique nas mãos de maneira a formar uma luva e fique por 15 minutos com o preparado. Suas mãos certamente irão agradecer. Até a próxima.


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.