Sara Richena: Dukan, uma dieta que não deu certo


Todo ano novo é aquela ladainha de sempre e uma das coisas que a gente sempre promete é começar uma dieta, não é mesmo? Comigo nunca foi diferente e no fim da história eu sempre acabo desistindo de tudo, porque tenho prazer em comer. Sim, como por prazer e não por fome; a hora da refeição é quase que uma diversão pra mim. Mas como depois de uma gestação os quilos a mais se extrapolaram, era chegada a hora de me render mais uma vez e essa teria que ser definitiva. Sou do tipo de pessoa que quer emagrecer, mas quer resultado rápido e fácil, quero dormir gordinha e acordar magrinha, sabe?
A partir dessa ideia insana de perder peso a qualquer custo e muito rápido que caí nas graças da tal Dieta Dukan. Aquela do Dr. Pierre Dukan, que vendeu milhares de livros e ficou mega famoso quando disseram que a Princesa Kate Middleton emagreceu (falei disso aqui) através da sua dieta.

Conheço pessoas que fizeram a Dukan e tiveram resultados ótimos, algumas mantiveram o peso e outras não. Pesquisei sobre tudo, como faria, o que comeria e o que deixaria de comer. A Tuka me alertou de que seria um corte muito brusco na alimentação, mas vocês acham que eu dei bola pra ela? Não né, mas a minha "inteligência" vai mais além do que não ouvir nossa querida Tuka.
Minha melhor amiga e madrinha da minha filha é nutricionista e sim, fiz tudo escondido dela que já havia me explicado o porque eu não deveria entrar nessa e me dado todo suporte para uma reeducação alimentar, mas não, a mega esperta resolveu tentar outro método e vocês nem imaginam o que me aconteceu. A Dukan é mais o menos assim: a primeira fase você só pode comer proteínas, a segunda intercala proteína pura com proteína e legumes e o no final entra verduras e acho que uns carboidratos, digo 'acho' porque não cheguei no final do livro então não sei. Já fiquei meio cismada com a falta de carboidrato, mas a gordinha aqui estava desesperada então resolveu encarar.

1º dia de proteína pura: Tudo dentro dos conformes, normal, muita disposição e um sentimento de magreza profunda.
2º dia de proteína pura: Ainda tudo bem, pesquisando receitas e comendo cebola com queijo como se fosse a coisa mais deliciosa do mundo.
3º dia de proteína pura: Já na madrugada quando acordei pra dar mamadeira pra minha baby me senti fraca, achei que fosse o sono. Quando acordei ainda me sentia fraca e um enjoo persistente, mas mesmo assim continuei comendo o que podia. Durante a tarde, além desses sintomas minhas pernas e mãos começaram a formigar e fraquejar muito, fora a dor de cabeça sem fim.

Aí vocês me falam: "Sentindo tudo isso você interrompeu a dieta e comeu algo mais forte". Não, eu continuei sem comer, na verdade mandei ver na gelatina que era a única coisa que não me dava arrepio. Tarde da noite comecei a pesquisar sobre os benefícios e malefícios da dieta e tudo o que a falta de carboidrato no corpo me traria e cheguei aos seguintes dados abaixo.

"A restrição abrupta dos carboidratos pode causar sérios prejuízos ao organismo. "Sem a glicose proveniente dos carboidratos, o sistema nervoso pode ficar comprometido, sem energia, e podem surgir sintomas com letargia, fadiga (central e periférica) e irritabilidade", diz o nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto, de São Paulo. Com a falta de carboidratos, o corpo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de substâncias chamadas corpos cetônicos, que em altos níveis podem ser prejudiciais às células e causar desconfortos como mau hálito. "Como não há ingestão de carboidratos, o corpo também passa a queimar massa muscular, nos deixando mais fracos e dificultando a realização de atividades diárias ou exercícios físicos", completa o nutricionista Fábi Lorenzeti, da Universidade de São Paulo. Outro ponto negativo é ingestão insuficiente de fibras (presentes em verduras, legumes, cereais e frutas), que são responsáveis por auxiliar no funcionamento gastrointestinal normal, resultando em gases, desconforto gastrointestinal e dificuldade de evacuação. A inclusão do farelo de aveia pode até ser uma vantagem, mas as três colheres podem não ser suficientes para manter o intestino funcionando, e uma dieta deve ser variável e outros alimentos também podem ser usados como fontes de fibras. "O farelo de aveia é um exemplo de fibra solúvel, mas outras fontes como chia, linhaça e centeio também são bem-vindas", completa a nutricionista Fernanda Amorim Nascimento, do Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro". - Techo retirado do site minhavida.com.br -

Li várias outras coisas que iam de diabetes tipo dois até a depressão, mas é pauta para um próximo post escrito por um profissional que irá explicar melhor que eu, claro. Depois dessa pesquisa profunda e séria eu fui obrigada, por mim e pelo noivo, a comer corretamente, e lá foi a Sara mais uma vez quebrar uma dieta com uma prato generoso de arroz e feijão. Não quis nem a carne, porque né? Tava farta já.
Na madrugada voltei a ter todos aqueles sintomas e recorri a um pão com manteiga e um belo copo de leite, e só depois disso que consegui recuperar o controle de tudo. Em três dias de Dukan eliminei 3.5 quilos, mas quase tive um piripaque, e foi sério, só não recorri ao hospital porque eu evito ao máximo, não tenho paciência.

Conclusões finais: Emagrecer rápido não é sinal de saúde. Ter uma comadre nutricionista e não seguir os seus ensinamentos é sinal de burrice. Agora cá estou escrevendo esse meu começo de ano cheio dos dilemas da dieta, já com os quilos recuperados e com a decisão de partir para a reeducação alimentar saudável. O processo vai ser lento? Vai, mas pelo menos eu continuarei viva. VIVA E MAGRA! Me comprometo a compartilhar com vocês cada novidade e a cada passo dado dessa nova vida alimentar.

Todo esse texto enorme e um pouco chato, admito, para mostrar a vocês que dieta louca não não faz milagres e prejudica a sua saúde. Sempre e em qualquer dieta que seja peça o acompanhamento de um profissional.


2 comentários

  1. Ain, eu comprei o livro e vou (ia) encarar essa dieta ja tem uns 2 meses e ainda nao tomei coragem. Tenho um pouco de aversao a laticinios e sei que no 3º dia nao vou nem aguentar olhar pra leite, queijos e derivados. Mas fiquei curiosa, vou tentar, se ver que nao to dando conta, paro antes. Quero sair dos 98 kgs logo rs.

    ResponderExcluir
  2. Cris, seria legal se você consultasse um nutricionista antes, pra averiguar se seu organismo aguenta o tranco desta dieta, pois ela é bem radical, né?
    Um beijo

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.