Gita: Carona Solidária



As férias estão acabando (para muitos) e para quem continuou na labuta, as férias do trânsito também acabaram. A realidade nas grandes cidades é cruel com todo mundo, trabalhador ou estudante. Agora me diz, que parte de "todo mundo", você se encaixa quando sai de casa para usar o transporte público ou privado todos os dias, reclamando do caos, mas só reclamando sem outra pauta no assunto do café da empresa, como por exemplo em "como ajudar a resolver esse problema?"
O problema do trânsito parece sem solução graças ao nosso sistema governamental, porém, além deles, eu e você também somos sentença nessa ajuda. É possível e pasmem, não é preciso ficar fazendo campana no fórum para xingar vereadores, mas sugestões simples e até globalizada.

A Carona solidária é uma sugestão eficiente. E confiando nas contas (de quem gosta delas), com base nas estatísticas dos engarrafamentos e afins, temos a resposta para nos ajudar e paralelamente ajudar a todos. 

Funciona assim: Você se cadastra no site, e busca pelo seu itinerário. Daí por diante, é questão de negociar a carona e pronto. A ideia surgiu de uma tese universitária para sistemas de internet, afim de racionalizar a situação da ecologia e a sua economia. O serviço de cadastramento é GRATUITO e de quebra você estará efetivamente ajudando a minimizar a quantidade de veículos e a qualidade do ar, além de reduzir os gastos em até 75%,  economizando com as despesas no geral com o seu transporte particular, por exemplo.  E já pararam pra pensar no lado interpessoal? Conhecer novos amigos, simplesmente fazer do seu convívio algo bem diferente do estresse repetente que estamos sujeitos quando colocamos o pé fora de casa.

O Rio de Janeiro é o terceiro pior lugar do mundo nessa questão. Para isso, dois caras legais convenceram a Prefeitura a lançar uma campanha, que promete deixar o sistema viário muito parecido com o período de férias, isso claro, se a eficácia da propaganda tiver o poder de argumento que convença em quase 90% dessa frota toda. 


Achei a ideia genial, porém só achar, ainda me rende uma baita dor de cabeça só de lembra que vou acordar as 5:00 da manhã para enfrentar trânsito, metrô, CPTM e tudo o que um bom sofredor tem direito. Ou então, paro de reclamar e faço alguma coisa realmente prática e útil pra mim e pra você também.

Dê uma passadinha no site Carona Solidária e leia com boa vontade a proposta, os serviços, e repense no quanto a sua atitude pode valer uma boa ação multiplicada em 8,5 milhões de vezes (esta é a frota de veículos que causam o transtorno de "todo mundo"). Já nas redes sociais, conheça a Comunidade Carona Solidária e aventure-se a conhecer um aplicativo que seja curinga pra você.

Eu já me cadastrei. E vou tentar fazer a minha parte! Depois volto para compartilhar com vocês a experiência. Não quer interagir? Se você também conhece outras maneiras de ajudar, ou se você conhece alguém que pratica a carona solidária, uma aplicativo que é essencial, ou um amigo que está disposto à ser solidário, conte pra gente, pode ter certeza que a sua ajuda será bem vinda... à todos nós.


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.