Bisbilhotando Stanley Kubrick


Até 12 de janeiro todo mundo poderá conferir lá na Museu da Imagem e do Som (MIS) a exposição Stanley Kubrick, que reúne diversos materiais de trabalho de um dos diretores mais influentes da nossa história. O mais interessante de tudo é que não se trata somente de uma mera exposição - você realmente entra no clima de cada obra ali representada por objetos e documentos que fizeram parte da história e criação daquele filme.

Oscar de melhor efeito visual por 2001 - Uma Odisseia no Espaço

Vou aproveitar que a bateria me deixou na mão a ponto de não me permitir fotografar todas as 16 salas e me apegar nessa desculpa para incentivá-los A IR até o MIS. Posso garantir à vocês que a experiência vai ser ótima.

Figurino original do filme Barry Lyndon, de 1975

Para quem não conhece o cara, vale explicar que Kubrick nasceu em Nova Iorque em 1928 (repito, é IORQUE quando se o usa o NOVA, ok?), é conhecido por ter dirigido, escrito e produzido grandes clássicos do cinema, como Laranja Mecânica, O Iluminado, 2001 - Uma Odisseia no Espaço, entre outros. Pode se dizer que Stanley foi um dos profissionais mais virtuosos entre os anos 1950 e 1990, pois foi responsável por obras de conceito e desfechos inesperados.


De Olhos Bem Fechados - 1999

É possível acompanhar toda a sua trajetória em ordem cronológica, desde o começo da sua carreira como fotógrafo da revista Look nos anos 1940 até o seu último filme, lançado 4 meses depois de sua morte (De Olhos Bem Fechados, 1999)



Minha área preferida é a do filme O Iluminado (1980), pois trata-se de um labirinto de corredores e portas muito semelhantes à do hotel que serve como cenário da história. Cada porta que se abre encontramos posters, claquetes, objetos e figurinos utilizados pelos atores e uma música perturbadora de fundo que serviu de trilha sonora do filme. 


Creio que a sala mais esperada é a do filme Laranja Mecânica e tudo vem a mente: Molokos, Alex, loucura e loucura. Um clima perfeito para os fãs de carteirinha.





Na área do filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço é onde você pode encontrar muitos, mas muitos mesmos, objetos e figurinos da obra. É meio de arrepiar, sabe?




Curtiu? Pois é... nós também! Super indicamos o programinha, pois não mostrei nem a metade do que tem lá, e além do mais, o clima ao vivo é outra história. A faixa etária da amostra é 12 anos e você paga somente 10 continhos (inteira) pra entrar. Mas vá logo, pois só irá até o dia 12 de janeiro!



Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.