Soraia: Felicidade? O que é isso?


Quero ser feliz. Preciso ser feliz. Sou feliz. Estou feliz. A felicidade tem várias definições e que se adequam de acordo com a nossa idade e gênero. O assunto nos inquieta tanto, que é tema de inúmeras propagandas, filmes e músicas. Os próximos artigos falarão sobre essa tal felicidade e coisas que fazemos para sermos felizes. Mas, antes disso, que tal uma pequena abordagem sobre o tema?

Carlos Drummond de Andrade escreveu “Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos”. E isso pode ser traduzido de várias formas. Num momento de angústia, um abraço ou um simples sorriso pode mudar toda a nossa história. Um olhar, um aceno, uma palavra faz toda a diferença por mais que pareça algo insignificante.

Acha que estou falando besteira? Digite a palavra felicidade e veja as imagens que o Google lhe mostrará na busca. Não encontrará fotos mirabolantes. Encontrará sorrisos, casais andando de mãos dadas, pessoas em lugares bucólicos, bexigas no ar. Talvez isso aconteça porque a felicidade não é uma constante. Ela vem de repente e cabe a nós dizer se ela ficará ou não. Se irá desaparecer ou crescer.



Essa tal felicidade depende mais de você do que de outros. Essa é outra interpretação da frase. Ela vem de dentro para fora. Portanto, não pense que o outro lhe trará felicidade, nem atribua para a outra pessoa o seu estado de felicidade. E não são apenas poetas que nos despertam para isso. Algumas religiões também mostram a mesma coisa. A Seicho-No-Ie, por meio das palavras de M. Taniguchi, diz: “Quem não ama a si próprio não faz o outro feliz”.

Assim, percebe-se que a felicidade é um estado de espírito e que não depende de algo ou alguém além de você mesmo. Então, aqui vão algumas perguntas: o que você tem feito ultimamente para ser feliz? Tem se dedicado a coisas que lhe dão prazer ou tem apenas visto a vida passar? Quando foi a última vez que você gargalhou? Qual é a sua versão de felicidade? Vem com a gente que nas próximas semanas falaremos mais sobre o tema. Até lá!

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.