Sara Richena: Dúvidas sobre o Cronograma Capilar

Dias atrás fiz um post sobre cuidados de salão que podemos fazer em casa com nossos cabelos, um processo mais conhecido como Cronograma Capilar. Caso não tenha visto clica aqui e tome nota. Alguma meninas vieram me perguntar alguns detalhes de como eu faço o procedimento com o meu cabelo, quantas vezes por semana, coisas assim, foi por isso que resolvi juntar todas as dúvidas e fazer mais um post sobre o assunto. 

Como fazer o cronograma? 

Como disse na postagem anterior, o melhor a ser feito antes de começar é você conhecer o seu cabelo, saber se ele mais precisa, geralmente é de hidratação. Todo começo de cronograma é mais focado nessa etapa, pois quanto mais o cabelo estiver hidratado, mais ele vai reter outros tratamentos. 

1ª semana
Hidratação - Hidratação - Hidratação
2ª semana
Hidratação - Hidratação - Nutrição
3ª semana
Hidratação - Hidratação - Hidratação
4ª semana
Hidratação - Hidratação - Reconstrução 

É dessa forma que eu tenho feito o meu cronograma e tem surtido um bom efeito, logo quero mudar e acrescentar mais uma nutrição,  mas por enquanto o que ele precisa é de hidratação. 

Com o que "batizar" as máscaras em cada etapa?

Hidratação: com vitaminas
Nutrição: com óleos
Reconstrução: com queratina

Na hidratação: Podem ser usadas aquelas ampolas que vendem em qualquer loja de cosméticos, que além de serem ótimas o preço é melhor ainda. Ou também pode fazer o uso do bepantol líquido, é o que eu mais gosto, da um brilho e uma macies no cabelo sem fim.

Na nutrição: Óleo de coco, óleo rícino (o queridinho na hora da umectação), óleo de uva, óleo de argam. mel e azeite extra virgem. Essas são algumas das opções mais usadas nessa etapa, meu cabelo adora uma mistura de mel + azeite.

Na reconstrução: Queratina líquida, que é encontrada facilmente nas lojas de cosméticos. 

Quanto tempo deixar a máscara no cabelo?

Existem cremes que dizem fazer efeito em três ou cinco minutos. Caso você não seja uma pessoa que tenha muito tempo para essas coisas nada impede de ficar apenas o tempo esperado. Mas se você tiver aquele tempo sobrando uns 25 a 40 minutos são essenciais. 

Devo usar condicionador no final?

Muitas pessoas questionam sobre isso, mas a verdade é que devemos usar sim o condicionador para finalizar o tratamento, pois ele vai fechar as cutículas dos fios que foram abertos durante o processo de tratamento. 

Pontos importantes!
Nunca pegue os cremes e máscaras diretamente com as mãos, coloca-las dentro da embalagem só vai fazer que com o tempo elas percam suas propriedades e diminuam o efeito. O calor de nossas mãos causam isso, o mais indicado a se fazer é utilizar uma espátula ou até mesmo uma colher, eu as vezes uso o cabo de uma escova ou pente. Jamais use aquelas toucas térmicas que são ligadas na força. Amiga, isso torra o seu cabelo e vai deixar seus fios mais acabadinhos do que estavam antes, fuja dessa cilada! Toucas de plástico, alumínio ou aquele velho truque da toalha úmida com água quente dão super certo. O necessário é o cabelo ser lavado com água gelada, no máximo uma morna. Lavar o cabelo na água quente não ajuda em nada. Eu sei que nessa época de frio fica difícil, mas pense no bem estar dos seus cabelos. 

Espero ter esclarecido alguma coisa, caso ainda tenham duvidas já sabem, é só mandar para phdemseilaoque@gmail.com ou na nossa fanpage

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.