Soraia: Save the date


Quando um casal decide casar, geralmente os pais, familiares e amigos mais próximos são os primeiros a saber. No entanto, devido aos vários trâmites burocráticos e também pelo fato de grande parte dos noivos ter que juntar dinheiro (para depois gastar tudo) para o enlace, as datas escolhidas para o casório ficam bem distantes da utilizada para o anúncio. Assim, a maior parte dos convidados esquece quando acontecerá o casório ao longo dos meses, sendo necessário o uso de uma ferramenta muito útil e moderna: o “save the date”, ou salve a data, em tradução livre.

Trata-se de um recurso bem bacana e que auxilia os noivos na preparação dos convidados para o grande evento. O save the date pode ser usado pelo menos em dois momentos que vocês realmente querem que o convidado participe: um dos chás mencionados no artigo anterior e o próprio casamento.



Atualmente, o ambiente mais utilizado para isso é o Facebook, por meio do recurso “Criar um evento”. A ferramenta, além de fornecer dados como dia, hora e local do evento, possui ícones por meio dos quais os convidados podem confirmar ou não sua presença, postar fotos, escrever comentários, disponibilizar listas de presentes, entre outras coisinhas. Dessa forma, as pessoas têm acesso às informações mais relevantes do casamento em um ambiente menos formal.

Alguns casais também optam por produzir sites e blogs específicos para a ocasião. Esses ambientes são igualmente propícios para que se coloque pequenos lembretes de quando e onde será o enlace e quais são os locais que contêm as listas de presentes. Apenas tome cuidado na hora de divulgar o endereço, pois pessoas que o casal não irá convidar para o evento podem ter acesso a essas informações e preparar uma pequena surpresa aos noivos.

foto: Deb Rodrigues
Para aqueles convidados que não estão familiarizados com o ambiente virtual, cabe aos noivos usar o bom e velho telefone para avisar antecipadamente aqueles cuja presença é mais do que necessária. Nesse caso, não tem jeito: prepare-se para conversas de pelo menos dez minutos e bom trabalho.

Além da escolha dos recursos que serão utilizados para que as pessoas marquem em suas agendas o chá ou o casamento, tais como Internet, telefones fixos e móveis, outro item com o qual os noivos devem se preocupar é com a data de início dos avisos.

Se o evento acontecer fora do período de férias e/ou festas, o save the date pode ser utilizado cerca de 15 dias antes do início da entrega dos convites, o qual é feito geralmente dois meses antes do casamento. Agora, se o evento for em meses como julho, dezembro ou janeiro, o save the date também pode ser feito duas semanas antes do início da entrega dos convites. Porém, a entrega dos convites deve ser antecipada em um mês, ou seja, três meses antes do enlace, tendo em vista que os convidados podem ter outros compromissos.

Vale lembrar que o save the date não é um recurso obrigatório, mas ajuda muito os noivos a terem controle do número de convidados presentes nos eventos, e já prepara as pessoas para o grande dia.

Até a próxima!


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.