Tatte: Cuidados com o piercing

Essa semana resolvi  fazer algo que há muitos anos tinha vontade. Coloquei um piercing no meu nariz!!! O assunto não é novidade pra ninguém, mas parece que mesmo diversas pessoas ainda possuem diversas dúvidas como cuidar e o tempo de cicatrização, não é mesmo? Então se você quer fazer algo do tipo mas ainda tem as seguintes dúvidas 'como eu cuido disso?', 'Vai ficar doendo?', 'Em quanto tempo isso cicatriza?', 'Como eu higienizo esse negócio?', 'Será que vou ter queloide?', 'Mas o que é queloide mesmo?', você encontrou o texto certo!

Para começar quero desabafar... Como eu sofri para fazer esse piercing! Juro, a jóia não queria passar pelo cateter de jeito nenhum... E olha que a pessoa que furou antes de mim saiu da sala em menos de 5 minutos. Portanto, tomei que o problema era comigo mesmo...paciência! Passados 15 minutos eu consegui sair de lá do jeito que eu queria, tudo bem que com as narinas meio doloridas...

O próximo passo agora era saber como cuidar, o que não comer, como limpar, entre outros. Vamos aos topicos:

 Durante a cicatrização evite molhar o local com água salgada ou água com cloro, deve-se também evitar fazer a higiene com álcool, água oxigenada, mercúrio ou algo parecido. A body piercing que aplicou minha jóia orientou-me a apenas lavar o local com um sabonete bactericida e finalizar a limpeza com soro embebecido em cotonete. Uma dica valiosa é a de não secar a região do piercing com toalha, pois além do perigo de arrancá-lo, você pode acumular bacterias na região. O ideal é utilizar papel toalha.

 Evitar, pelo menos por um mês, piscina, mar, sauna, bebidas alcoólicas e comidas gordurosas como fritura, carne de porco, ovo, entre outros alimentos que podem fazer com que inflame o local do piercing.

 Antes de tocar no piercing, lave as mãos com sabonete anti-séptico> Não permita que outras pessoas toquem, principalmente se antes disso elas não tenham lavado as mãos. Mas evite ao máximo tocar no piercing (faça isso somente quando estiver limpando).

 Evite atritos com o piercing. Não, não é para você não brigar com ele, rs. Enxugue sempre bem lentamente para não ter perigo de enroscar e tenha cuidado também na hora de se vestir e de dormir para que não enrosque em nenhum lugar. A dica é na hora de dormir cobrir o piercing com Micropore, que o deixará protegido e sem perigo de danos.

 Limpe-o duas vezes por dia com sabonete anti-séptico e soro, e com esse mesmo tipo de sabonete,  lave por dentro também, sempre preste muita atenção se não ficou nenhum resíduo ou secreção; evite cosméticos, bronzeador e perfumes, pois podem irritar o local.

 E lembre-se, o piercing não deve ser trocado durante o período de cicatrização, pois pode ter caso de irritabilidade e inflamação.

Os cuidados para qualquer tipo de piercieng são basicamente os mesmos, só varia o tempo de cicatrização entre eles. Confira:

Lábio – 2 a 6 semanas

Língua – 4 a 6 semanas

Sobrancelha – 2 a 5 meses

Tragus (orelha) – 2 a 1ano

Sobrancelha – 6 a 8 meses

Cartilagem da orelha – 1 ano

Aba do nariz – 2 meses a 1 ano

Umbigo – 3 meses a 1 ano

Mamilo – 4 meses a 1 ano

Nuca – 6 a 8 meses

Cartilagem da Orelha e Nariz – 3 meses a 1 ano

Todos os cuidados são necessários para que você não corra o risco de ter que tirar sua jóia por conta de alguma infecção. Em alguns casos, a má cicatrização pode resultar em uma quelóide.


Espero ter conseguido ajudar a quem ainda estava com alguma dúvida... E para te ajudar ainda mais, deixo a dica: descontão na loja Animma para leitoras do PhD! Corra e abuse do benefício!



Um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.