Sara Richena: Sobre blogs e blogueiras (os)

É quase que uma rotina de todo blogueiro visitar inúmeros blogs por dia. Alguns são os seus queridinhos e outros  são as "novidades" que aparecem diariamente. Eu, como boa blogueira que sou (ou não) também cumpro essa rotina e ultimamente tenho visto algumas coisas que me intrigam um pouco, seja nos blogs velhos de casa ou nos novos, e acho que ao decorrer da leitura muitos de vocês podem acabar concordando comigo. Neste último trecho frisem a palavra "podem", pois uma das coisas que me intriga é a falta de interpretação que existe por parte de determinadas pessoas, o que acaba gerando um desconforto, tanto pro blogueiro quanto pro leitor. A principal questão a ser levada em conta nesse universo da blogsfera, digo a principal pois já vi muita gente falando e reclamando sobre isso, é a abertura desenfreada de blogs sobre o mesmo assunto todo santo dia. Eu sei que todos têm o direito de ter o seu cantinho pra falar do que gosta, claro que alguns blogs são e podem ser levados a sério, pois não são feitos por qualquer pessoa, é feito por alguém que entende do assunto, mas vocês sabem que não é bem assim que a história rola.

Muitos desses blogs são feitos por pessoas que há muito tempo ou até pouco, acompanham determinada blogueira, assistem o "sucesso" que ela faz e querem o mesmo pra si. Dá pra perceber fácil fácil quando a dona da "casa" é apenas uma pessoa que não entende do assunto e o que ela quer são brindes e um pouco de atenção, não é mesmo? E claro que na maioria dos casos, o projeto não dá certo, a pessoa fica frustrada, se revolta e nos piores casos pode vir criar um blog para fazer chacota daquele mundinho que ela sempre almejou. O que é lastimável.
Sucesso é uma palavra que roda na cabeça de todo mundo que tem um blog/site. Não me venham dizer que não porque é mentira pois se você criou algum coisa é óbvio que deseja que o seu projeto dê certo, dê frutos... e isso é sucesso. Mas o que rola por ai é um pequeno erro de interpretação dessa palavra. É ótimo quando comentam no seu texto? Sim. É muito bom quando divulgam ele? Claro. É maravilhoso ter o reconhecimento daquelas pessoas para qual você escreve? Lógico. Só que não é por isso que você precisa se achar a última estrela da constelação, e gente, muito se vê por ai dessa raça.

As pessoas precisam colocar na cabeça que elas apenas fazem um blog e que não vão ganhar um prêmio Nobel por isso. Ninguém está salvando o mundo de alguma doença grave ou de alguma catástrofe natural, é apenas um blog no qual você fala do que gosta, seja música, entretenimento, moda, maquiagem, animais e o escambau, sabe? Muito me irrita ver essas pessoas com tanto estrelismo na testa, porque esse tipo adora menosprezar aquele outro tipo de pessoa que eu citei, o tipo "fiz um blog hoje, e agora?" elas não querem saber se a coisa vai ser boa ou não, se sentem ameaçadas e já partem pro alto da constelação. Calma queridas, vocês tem o seu público fiel, não vão acabar as mínguas, tem pra todo mundo! Lógico que pra todo mundo que pretende fazer um trabalho sério, que fique bem claro.

Vocês sabem que existem as blogueiras Val Marchiori? Sim, elas existem! E vocês sabem como identificá-las? É simples, ou não tão simples assim, basta você ter um pouco de malicia e conhecimento no assunto. A gente vê muito look do dia por ai com roupas de grifes, muitos tutoriais com as melhores marcas do mercado, muita foto da cobertura em Ipanema, só que a vida de muitas não é assim. Algumas dessas lindas esquecem de dizer que a roupa não é exatamente do guarda-roupa delas... tem blogueira por ai que adora emprestar da amiga ou ir em alguma loja, se trancar no provador e fazer a festa, e tem aquelas que imploram por um look em alguma festa, mas no final da noite tem que devolver, isso ninguém fala, não é? Temos também aquelas que fazem um post e esquecem de dizer que é um publieditorial, e agem como se estivem fazendo um favor a marca ou até que aqueles produtos foram comprados com os seus dólares... ai gente, coisa mais cafona do que ficar por aí ostentando o quanto gasta em produtos? Pior são aquelas que fazem questão de dizer que foram dólares ou euros... parem estrelas! 

Agora o ponto final de todo esse meu blá blá blá: haters. Sabe como se ganha esse tipo de "fã"? Um é escrevendo um texto como esse e o outro é se fazendo de constelação, não concordam comigo? E olha que tem umas haters por aí que pegam pesado, tão pesado, que algumas blogueiras ficam com os rabinhos entre as pernas, fazem posts como se fossem as vitimas do mundo e da sociedade. Algumas se revoltam... temos para todos os gostos. Não pensem que eu estou defendendo as revoltadinhas da internet, muito pelo contrário, eu repudio essas atitudes, acho desprezível pessoas que entram em blogs apenas com o intuito de ofender ou criticar o trabalho do próximo, mas isso é inevitável, acho que as atingidas deveriam fingir que não estão vendo as provocações, pois quando respondem a altura, geram uma briga sem fim, que vai atraindo mais haters e mais confusão e no final das contas a blogueira perdeu total a razão. 

A internet está aí para ser usada por todos, blogs estão ai para serem vistos e reconhecidos, tem lugar pra todo mundo, basta ter um mínimo de semancol e coerência com as coisas que tudo correrá bem. Nada de estrelismo, nada de enganar o leitor, nada de coração peludo com a "concorrente". Afinal um blog não é feito com o conteúdo que você ama? Pois então, é só fazer tudo com amor e ter muita paciência que a blogsfera pode caminhar melhor.
-
Como eu disse no texto essa é uma forma de ganhar haters, mas eu espero que não seja o meu caso! rs. Não é um post direcionado a ninguém, não é nada pessoal, é apenas a minha opinião e eu espero de coração não ser mal interpretada pela massa. 

7 comentários

  1. Not Bad!
    Muito bom mesmo, realmente é bem isso que você escreveu!
    Sem palavras para definir que é bem isso que eu acho tbm^^
    Eu já te seguia antes, mas com este texto virei tua fã de carteira! hehehe

    Beijos
    Mary Goulart

    ResponderExcluir
  2. Ai Mary, sua linda *-*
    Obrigada pelos elogios do texto, escrevi de coração mesmo.
    Que bom que não sou a única a pensar assim.

    Bêajs.

    ResponderExcluir
  3. Podemos dizer que vc leu nosso pensamento, Sara! Meninas, parabéns pelo texto e pelo blog! Vcs surpreendem cada vez mais! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Patricia, tudo bem?
    Obrigada pela sua visita, e ficamos muito felizes com seus elogios e o seu convite. Será um prazer!
    Pode mos enviar, por gentileza, um email para phdemseilaoque@gmail.com? Assim trocamos umas ideias

    ResponderExcluir
  5. Eu não fazia idéia que algumas pessoas se sujeitam a esse nível de enganação, seu texto 'e um argumento.Muito bem dito!

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.