Maryah C. em: Lugares - No centro de SP existe um caminho


Aqui em São Paulo, cerca de três mil pessoas atravessam todos os dias a rua da Consolação, no centro, pelo subterrâneo.

Algumas passam depressa, outras aproveitam o passeio para admirar a exposição do mês na vitrine e nas paredes, enquanto alguém vai ao espaço em busca de livros didáticos ou da literatura nacional e internacional usados. Essa imagem se tornou possível há cinco anos, num local antes depredado, que afastava pedestres, transformado em um ambiente artístico e cultural: a Passagem Literária da Consolação.

A passagem foi fechada em março de 2005 para ser reformada como manda o figurino e reabriu em novembro do mesmo ano.
Quando ela foi idealizada, livreiros que vendiam títulos usados sobre o acesso foram convidados a participar da revitalização, para colaborar com a manutenção e então, vender seus livros regularmente em uma espécie de sebo coletivo no espaço.




Foi aí que se formou a Associação Via Libris de Livreiros: "Via Libris, em latim, caminho do livro", explica Silas Dias, 64, formado em Letras pela USP, que junto com suas parceiras Odete e Cris, cuida da conservação e programação do local, com o apoio da Prefeitura.

Todos os meses, artistas, grupos musicais e novos talentos se revezam e garantem uma programação gratuita cada vez mais diversificada aos visitantes da Passagem. O ambiente já foi palco de todos os tipos de arte, como teatro, sarau, dança, pinturas, e áudio-visual.
Para expor seu trabalho no espaço, a pessoa leva pessoalmente o projeto até eles, que analisam e verificam a agenda. O fato é que, como observa a livreira Cris, "Todo dia alguém descobre a Passagem".




Este mês, a Passagem traz duas mostras fotográficas: As Cores e Magias da Cultura Pernambucana-Nordestina e Vida em Cores, dos artistas André Cunha e Daia Oliver, respectivamente. São imagens que retratam as peculiaridades do Nordeste (abaixo) e do universo LGBT.



O acesso fica aberto e as atrações  podem ser conferidas das 7h às 21h durante a semana, e das 10h às 21h30 aos sábados, domingos e feriados. Vale a pena visitar!

E  não esqueçam que o PhD está concorrendo como Melhor Blog de Variedades para o TopBlog 2011.
Para votar, é só clicar no banner que está ali logo acima, à esquerda da nossa página. Já votou? Então pode nos indicar para os amigos e amigas!

Imagens: Google


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.