Juliana Trinci: Uma rosa para você



Eu amo sapato de salto alto; acredito que a mulher fica extremamente elegante quando usa um. Tenho quase uma coleção de sapatos de salto. Mas eu não posso andar. Tenho certeza que Walcyr Carrasco me viu andando na rua de scarpim e se inspirou para criar a Valdirene (personagem de Tatá Werneck, em amor à Vida). Eu andado de salto sou destrambelhada , igual à personagem era.
Teve um dia que eu insisti em ir trabalhar de salto. Já no caminho da Estação até o trabalho. , tentei manter a compostura, mas tive que ir me segurando na parede. Me senti a pessoa mais ridícula do mundo. A única mulher incapaz de realizar um trajeto simples em cima de um salto. Me chamei de idiota, me chamei de imbecil, e acreditei que não adiantava me esforçar em ser elegante, pois era demais para a minha capacidade. Passou-se um tempo e eu fui procurar um ortopedista por conta de uma dor que eu tinha no joelho. Sabe o que eu descobri? Que tinha um problema na rótula. Por esta razão, e tão somente por esta razão, eu não conseguia me equilibrar em cima de um salto. E não pelo fato de eu ser uma imbecil, idiota e tudo mais que eu me xinguei.
Percebe o quão cruel eu fui comigo mesma? O quanto eu me cobrei, me xinguei e me desvalorizei, apenas por conta de não me achar igual a todo mundo?
Tentar sempre ser o melhor em tudo é louvável, mas de que maneira estamos fazendo isso?
Quantas vezes você foi sua pior inimiga, ou seu pior inimigo? Quantas coisas você desistiu no meio do caminho por achar que não era capaz? Quantos sonhos deixou de sonhar por achar que aquilo não era para você.? Quantas vezes você foi sua pior companhia? Quantas e quantas vezes, você deixou de se poupar por conta de orgulho, quantos amores deixou de ter por achar que o crush não era para você?
Parece um ciclo vicioso: Você mira alto, mas se cobra tanto que tudo seja perfeito, que o menor deslize faz você se sentir incapaz. E ai você começa a se cobrar por ser incapaz.
Esse texto não é mais um texto clichê de “Se ame mais” (embora eu acredite que apesar de clichê, tem que ser repetido sempre, sempre e sempre).
Eu só estou pedindo para sermos um pouco mais gentis com a pessoa que reflete no espelho todas as manhãs. É sonhar e tentar colocar este sonho em prática. É em um dia ruim, ao invés de ficar se perguntando o porquê da sua vida ser uma merda, tomar um banho, um chá quentinho e tentar pensar em outras coisas. É quando não conseguir cumprir algo que ache simples, como andar de salto, tentar entender a sua dificuldade e resolve-la e não ficar se xingando. É quando achar um boy magia, tentar uma aproximação e conversar, e não ficar se lamentando pelos cantos que nunca conseguiria um boy desses. É não tomar ação nenhuma e não se culpar disso. É se poupar, e mandar uma banana para que os outros pensam.

Seja delicada com você. Afinal, você merece.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.