Um final de semana entre os gaúchos


Eeeeeeeeeeta que lugar maravilhoso, tchê! Tive o prazer de passar um final de semana (pena que foi rápido) em Porto Alegre, passando brevemente por Gramado e Canela e posso afirmar que nunca comi tão bem na minha vida! Obrigada gaúchos, por terem o melhor churrasco do mundo e guris/gurias tão especiais que nos dão vontade de nem voltar mais pra casa! Vou listar os lugares que fui e mega indico para você que for se perder por lá também:

foto: destemperados.com

Tudo precisa começar com comida, né? Fomos almoçar no primeiro dia no Amor e Flor, que na verdade é uma floricultura/cafeteria/restaurante com uma decoração bem simples, rústica e aconchegante. O cardápio é apresentado pelo garçom mesmo, escrito a mão, e tem algumas opções deliciosas de risoto. Amei! Pra quem não está muito afim de enfiar o pé na jaca, é uma ótima pedida.
(Desculpa pessoal, mas não tirei fotos porque eu estava meio que aproveitando o momento).


Antes de iniciar nossa tour por Porto Alegre, demos uma passadinha pela Fundação Iberê Camargo. A arquitetura do local é bem interessante e por lá você encontra diversas peças do artista que deu nome ao local. Detalhe para os carretéis gigantescos na porta do prédio, marca registrada de Iberê.


Lá do Iberê pegamos o ônibus de turismo para conhecer os pontos históricos da cidade. Os gaúchos são muito conhecidos por terem uma história carregada de tradição, e eles se orgulham muito disso (acho isso lindo, sério!). O ingresso do passeio custa R$25 (compramos no próprio museu) e você pode ir sem emoção (embaixo, no coberto), ou com emoção, no andar de cima, a céu aberto, desviando dos galhos (essa parte fui eu que batizei assim, tá?). Sou muito aventurêra e fui no andar de cima. Uhul!

Foi lindo terminar a tour com o sol se pondo no Rio Guaíba
Cais do Porto



A noite fomos jantar em um restaurante Tailandês delicioso chamado K Thai Bar. Lá tem diversos drinks, cervejas, comidinhas para todos os gostos e uma decoração incrível! E olha gaúchos, vocês estão de parabéns, porque em todos os lugares que entrei, fui tão bem atendida como sempre gostei que me deu vontade de abraçar cada um de vocês, viu?


O dia seguinte foi dedicado a pegar a serra e dar uma esticadinha até Gramado. E não estavam brincando quando disseram que lá é friozinho. Quem é de São Paulo está acostumado com Campos de Jordão, e digamos que é mais ou menos aquilo com uma pitada a mais de frio. Eu particularmente adoro. 
A cidade recebe diversos eventos durante o ano, além do conhecido Festival de Cinema. Encontramos diversas decorações monumentais para receber a Páscoa e nos contaram que o Natal Luz é inesquecível. Já quero voltar nesta época também.



Visitamos a Fonte do Amor Eterno, cheia de cadeadinhos de casais apaixonados, a Igreja de São Pedro e passeamos um pouquinhos pelas ruas. Como nosso turismo foi meio que correndo, não ficamos lá por muito tempo. Também vimos rapidinho o Lago Negro e seus pedalinhos, e terminamos a visita em Canela, almoçando no delicioso Empório Canela.








Minha nossa senhora dos sulistas, que lugar era aquele? De cara foi o que eu mais gostei! Pensa em uma livraria, meio casa de artesanato, meio sebo, meio casa da vó... O ambiente é bem intimista e super aconchegante! Fora que o cardápio é de te deixar tão indeciso, que é capaz de você ter que apelar pro "minha mãe mandou". Eu pedi um super peixe branco com purê de mandioquinha que estava ó... UMA DELICINHA!


Também conhecemos a Catedral de Pedra e a loja Mãos do Mundo, onde eu comprei um anel lindo de viver que postei lá no Instagram @phdemseilaoque (obrigada pela dica, Cláudia!).


Depois demos uma esticadinha até o Reino do Chocolate:



Não cabia mais uma agulha em mim, então só levei umas barrinhas de chocolate pra comer mais tarde. Você pode fazer a tour guiada pelo valor de R$10.

Claro que fechamos essa viagem com um belo churrasco gaúcho, né? E tenho que agradecer imensamente ao Juliano e a Suien pela hospitalidade e companhia deliciosa deste final de semana! Eles foram os melhores guias que os turistas aqui poderiam ter!
E vocês? Tem alguma dica preciosa de Porto Alegre pra passar pra gente? 


Serviço:
Amor e Flor
Avenida Taquara, 563 - Petrópolis - Porto Alegre
Fundação Iberê Carvalho
Avenida Padre Cacique, 2000 - Cristal - Porto Alegre
K Thai Bar
Rua Padre Chagas, 44 - Moinhos de Vento - Porto Alegre
Empório Canela
Rua Felisberto Soares, 258 - Centro - Canela
O Reino do Chocolate
Avenida das Hortênsias, 5382 - Estrada Gramado/Canela

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.