Panqueca de doce de leite


Não sei vocês, mas eu fico safada quando esfria. E é na cozinha (tá legal?) que eu to falando. Um docinho, uma massa e todo aquele carboidrato que a dieta odeia, sabe? E um dia desses eu fiz uma receitinha muito rápida e fácil de fazer, que nem exige uma ida ao mercado pra comprar ingredientes. Olha só o que você vai usar (rende de 10 a 15 panquecas pequenas):

- Um copo de leite;
- Um copo de farinha de trigo
- Um ovo
- Uma colher de sopa de óleo
- Uma pitadinha de sal
- Doce de leite e coco ralado a gosto

Separado os ingredientes em cima da mesa, tudo bonitinho, você vai bater no liquidificador o leite, a farinha, o ovo, o óleo e a pitada de sal.  
Agora que é a hora que vai exigir um pouco mais de você: fritar a massa. Eu dei preferência para uma frigideira pequena, e deixei-a esquentando por alguns segundinhos com uma gotinha de óleo. Joguei uma conchinha rasa do creme, espalhei bem na frigideira e virei quando a parte de baixo ficou consistente. Deixei bem pouquinho e retirei em seguida. Fiz este procedimento até acabar o creme (é essencial que você sempre jogue uma gotinha de óleo na frigideira e mantê-la quente sempre!).
Não se preocupe, principalmente se você nunca fez panqueca na vida, porque a primeira sempre vai sair toda desengonçada, porque a hora que você vira, a tendência é ela se estatelar toda na sua primeira tentativa.


O recheio ficou por conta de cada um. Uma colher rasa de sopa de doce de leite, e uma pitada de coco ralado foi o suficiente para ficar deliciosa ao meu gosto. Mas você também pode usar sua criatividade quanto a isso, como trocar o doce de leite por Nutella, se tiver mais paciência, pode derreter um chocolate meio amargo, ou se a pressa não for tanta, rechear com goiabada e queijo branco e derreter por alguns minutinhos no forno.
O procedimento da massa para a panqueca salgada é a mesma, e se quiser, pode até aumentar o tamanho da frigideira e rechear com o que você quiser: carne, frango desfiado, queijo... Pra caprichar, você pode também jogar um molho de tomate por cima das panquecas já enroladas no recheio, polvilhar queijo ralado e deixar um tempinho no forno. Fica uma delicinha.
Gostou? Vai fazer? Já fez? Tem um toque especial para esta receita? Deixe esta dica aqui pra gente nos comentários! Um beijo

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.