Soraia: Espelho, espelho meu



Pesquisa realizada por um site mostrou muitas celebridades são uma má influência para as crianças. O estudo foi baseado na opinião de mais de 2.400 pais que acreditam que muitos famosos não são bons parâmetros para serem seguidos. Entre os mais criticados estão Miley Cyrus (a eterna Hannah Montana do seriado homônimo da Disney), com 68% das citações, Lindsay Lohan, Kim Kardashian, Chris Brown, Amanda Bynes e até Justin Bieber.















Mas, nesse contexto atual de fama a qualquer preço, quem seria na mídia um bom modelo a ser seguido pelas crianças e adolescentes? E mais: como orientá-las de modo a perceberem o que é certo e errado? A verdade é que vivemos a era da informação e (quase) tudo torna-se público numa velocidade assustadora.

Antes o que era velado, hoje está absurdamente explícito. Assim, cenas de violência, vídeos e fotos íntimas, atos ilícitos e envolvimento de drogas explicitados no ambiente online e off-line acabam sim gerando uma má influência sobre as pessoas, sobretudo crianças e adolescentes. Os pais e mestres podem orientar e filtrar parte da exposição de seus filhos e alunos ao que acontece nesse sentido no mundo. No entanto, está proteção é superficial e ínfima, perto das possibilidades de aquisição de informação que eles têm atualmente.















Não cabe aqui dizer quem são as piores celebridades ou ainda apontar e julgar atos alheios. A questão não é julgar os que erraram ou ainda os que tiveram sua privacidade invadida por hackers ou ex-namorados (as) ciumentos (as). O ponto a ser abordado é: em tempos em que todos veem o que fazemos o tempo todo, como estabelecer parâmetros do que é certo e errado quando o errado predomina?

Uma boa conversa é o primeiro passo. Ensinar valores corretos é outro ponto que deve ser abordado. Se a criança ou adolescente tem uma boa estrutura familiar, já há uma grande possibilidade de ele não se meter em encrencas. No mais, é mostrar que essas pessoas famosas (!) vivem em um ambiente diferente do nosso e que não pode ser considerado um Deus. Pode apenas ser alguém legal, que gostamos.



Um comentário

  1. Adorei a matéria. Até porque tenho uma adolescente, um pré adolescente e uma criança ainda, e vejo o quanto cada um tem seu mundo e dentro dele alguém famoso como ídolo, alguém legal para copiar. O filtro da informação é importante, porque você como pai ou mãe é quem vai conscientizá-lo da sua realidade... E limitá-lo. Parbéns SoSo!

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.