Soraia: Passos importantes


Olá, galera. Nos últimos artigos falamos sobre inúmeros itens que compõem o enlace, desde itens da cerimônia até a festa. No entanto, o casamento, ainda que seja uma mera formalidade, é considerado como a confirmação perante Deus e homens de que o casal iniciará uma vida a dois. Para começar essa vida de maneira saudável e harmoniosa, é importante que os noivos passem por uma etapa muitas vezes ignorada: os exames pré-nupciais.
Esses exames não são obrigatórios e, como muitos dos casais já dividem o mesmo teto, são na maior parte das vezes deixados para depois. Porém, eles são bastante indicados para que, no futuro, os noivos não passem por situações desagradáveis, já que grande parte dos exames serão feitos (obrigatoriamente) pelo casal, quando este opte por ter filhos.
Não há uma lista oficial de exames que devem ser pedidos. O ideal é que os noivos procurem seus médicos de confiança (no caso das mulheres, seu ginecologista, e, no caso dos homens, um clínico geral ou urologista) e falem que irão se casar. A partir daí, e de acordo com o histórico dos pacientes, eles saberão como devem proceder.

Entre os exames mais comumente pedidos pelos médicos estão os relacionados à vida sexual propriamente dita, entre eles sífilis, AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis; hepatite B e C; toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus (estes três últimos diretamente ligados à saúde do bebê em uma futura gestação); tipo sanguíneo; urina; dosagem de açúcar no sangue para detectar diabetes; hemograma completo e colesterol.
Para os casais que desejam encomendar um filho logo após o casamento, é indicado ainda exames de dosagem hormonal para as mulheres e espermogramas para os homens.
Como a correria do casamento é bem grande na reta final e os resultados demoram em média 15 dias para ficarem prontos, indica-se que os noivos façam esses exames pelo menos dois meses antes do enlace, para que, no caso de algum imprevisto, haja tempo hábil para iniciar um tratamento.
Esses exames são apenas um cuidado que devemos ter a mais em relação ao nosso(a) companheiro(a) e não estão limitados ao casamento em si. Assim, qualquer casal que já esteja junto e queira fazer um check-up para saber se está tudo bem pode fazê-los. Até a próxima!



Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.