Pesquisa Impala - Cuidados com mãos e pés

Em meados de 2009, o mercado de cosméticos teve um boom que se tornou vício de 8 a cada 10 mulheres: os esmaltes. Hoje, até quem não era lá muito vaidosa passou a dar uma atenção a mais as unhas. Umas somente as das mãos, e as mais exigentes, as mãos e os pés.

Em 2010, este segmento teve um aumento em 30% nas vendas de esmaltes, fazendo com que as empresas fabricantes desses produtos apresentassem mais novidades para as consumidores mais exigentes. Nossa parceira Impala, por exemplo, anunciou o lançamento de uma nova coleção no São Paulo Fashion Week, que leva o nome do evento, e chegou às prateleiras no mês passado, apresentando o primeiro esmalte 3D nacional, além das outras quatro cores para a nova estação.

Para entender melhor a cabeça de suas consumidoras, a Mundial Impala, juntamente com o Instituto TNS, realizaram uma pesquisa inédita no Brasil, entrevistando 600 pessoas de diversas classes sociais das principais cidades brasileiras. Confiram os resultados:


Cuidados - A pesquisa revela que 56% das brasileiras fazem as unhas todas as semanas. Em relação à frequência desse cuidado, a vaidade masculina já começa a surpreender: 35% deles afirmam fazer as unhas no mínimo a cada 15 dias. Os cuidados com as mãos são delegados às manicures por 38% das mulheres e por 21% dos homens. Em relação aos cuidados com os pés, 20% dos homens já passam cremes nos pisantes pelo menos uma vez por dia, 28% afirmam lixar as solas dos pés e 14% passam até esfoliante.

Esmaltes – 86% das brasileiras esmaltam as unhas pelo menos uma vez por semana (14% já afirmam esmaltar duas vezes por semana!). Dois dias é o prazo máximo que as brasileiras conseguem ficar sem as unhas esmaltadas. Entre as consumidoras mais jovens (de 16 a 19 anos), 29% esmaltam as unhas duas vezes por semana, 40% delas combinam a cor do esmalte com as roupas que estão usando e 25% preferem as cores inovadoras como azul, verde ou amarelo.

Cores – O humor é apontado como fator determinante na hora de se escolher a cor do esmalte para 52% das entrevistadas. Oitenta e dois por cento delas não se importa com a opinião masculina na hora de escolher a cor, mas a estação do ano influencia essa escolha para 44% das mulheres. Os tons de vermelho, preto, marrom e cinza são mais escolhidos no inverno por 77% das entrevistadas.



Os tons pasteis são considerados chique por 50% das brasileiras, 27% delas acham as cores da moda (azul, verde) bem humoradas, 55% acham os tons de vermelho e ameixa atraentes e 25% julgam bem-humorado os tons inusitados como amarelo e flúor.

Escolhas - Quando o assunto é o primeiro encontro, o jogo das escolhas das cores está empatado: 48% preferem os tons pasteis, enquanto 49% preferem os vermelhos. Para uma entrevista de emprego, 95% escolhem os tons pasteis, os mesmos usados por 68% de quem vai conhecer a sogra. O placar muda quando é hora de se divertir. Os vermelhos são escolhidos por 45% de quem vai para a balada, 47% de quem vai para festas formais como as de casamento e por 63% de quem vai sair para namorar. Dez por cento das brasileiras esmaltam os pés de vermelho quando querem seduzir.

Opinião Masculina – 67% dos homens acham muito importante o cuidado e sempre reparam nas mãos e pés femininos. Para 46% deles, é muito importante que as unhas estejam esmaltadas. Em relação às cores, 41% deles acham os tons pasteis sem graça ou são indiferentes à escolha. Vinte por cento acham ousados os tons da moda, como azul e verde. Os vermelhos são atraentes para 35% deles.

Intenções – Para os homens, há segundas intenções nas escolhas das cores dos esmaltes. Para 55% deles, os tons pasteis são a escolha das mulheres de beleza natural. As mulheres usam cores da moda como azul e verde em momentos irreverentes para 30% dos entrevistados. Para 64% dos homens, os vermelhos são sexies mesmo, e 38% acreditam que os tons de amarelo e flúor combinam mais no Carnaval. Para os pés, 44% gostam das cores claras, mas 26% acham os vermelhos e cores escuras em geral atraentes. Apenas 8% dos homens não gostam das unhas dos pés pintadas.

Saúde – 92% dos entrevistados afirmam ter alicates próprios e 30% deles levam o próprio alicate para as manicures. Setenta por cento sabe como os alicates são higienizados, mas 29% ainda confiam em métodos ineficientes de esterilização como álcool 70% e acetona. Mas 33% ainda não sabem que a não higienização correta do alicate em contato com o sangue pode transmitir doenças como AIDS, por exemplo.

E aí? Se identificaram com os números? Aposto que sim! E é por isso que vocês não podem ficar de fora da nossa promoção! Siga nosso Twitter  e fique por dentro de como participar e faturar uma necessaire Planet Girls cheia de esmaltes Impala!

Agradecimento: Vanessa Guerreiro, Assessoria de Imprensa Luciana Branco - Impala


Um comentário

  1. Adorei esse post.

    Minha mãe passou o 'Vermelho Guerra' da Impala que ganho o nome do SPFW. É lindo demais, ela passou na mão e no pé. Meu pai adorou!

    Conforme fui lendo, e cheguei na parte do 'conhecer a sogra', lembrei que eu estava com um esmalte escuro, vinho ou café. Ainda bem que causei boa impressão. hahaha

    Obrigada pelas dicas e informações.

    Beeijos

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.