Elaine Oliveira em: Peso X Saúde


Sempre tive complexo de gordinha. Mesmo com um corpo normal e saudável, nunca fiquei 100% satisfeita com ele. Na infância era bochechuda, barriguda e meu rosto redondo sempre me fazia parecer mais cheínha do que era realmente.
Na adolescência, consegui um peso mais razoável, porém vivia no efeito sanfona. A facilidade de emagrecer e engordar sempre me atormentou.
Fiz dietas malucas inventadas por mim mesma, entre elas, a dieta do chá: Uma regime em que só se podia tomar chá em todas as refeições, e quando sentisse fome, abria uma exceção pra um biscoito de água e sal. Consegui emagrecer 5 quilos com essa loucura, mas quando parei a dieta engordei 7.
Tentei fazer musculação pra substituir a gordura, mas acabei engordando. Estranhamente, meu corpo responde rápido a este tipo de exercício, e comecei a ficar mais inchada do que magra. Em quatro meses engordei 4 quilos de massa magra, dizia meu instrutor. Mas como engordar estava fora dos meus planos, desisti da academia, e deixei de correr atrás do peso ideal mesmo insatisfeita com meu corpo.
Ao começar a faculdade de Enfermagem, em meio às aulas de dietoterapia, descobri com o calculo de IMC que eu não estava fora do meu peso normal, apenas fora do padrão de beleza imposto pela mídia.
Passei então a me preocupar mais com a minha saúde do que com as celulites. Passei a trocar as dietas malucas por caminhadas. Percebi sem querer que isso me trazia um resultado mais saudável e sem sacrifícios. E hoje se percebo que estou um pouquinho acima do peso saio correndo (literalmente) - nada que uns bons dias de caminhada não resolvam...
E se não tenho tempo de caminhar, troco as caronas e o transporte coletivo, por alguns minutos andando.
Moro em um lugar onde escadas, subidas e decidas estão por todas as partes, logo, ir para um cursinho ou pro trabalho a pé acaba sendo uma ferramenta para manter meu peso em dia.

Além de não ter custo algum, caminhada é um exercício completo que trabalha muitos músculos do corpo ao mesmo tempo. Eu recomendo!

-

Elaine Oliveira é enfermeira, dona do blog De Palavras e Atos, e também escreve no Agite Antes de Usar.

Você tem uma história legal pra contar sobre dietas? Envie pra gente no phdemseilaoque@gmail.com. As histórias legais de colaboradoras serão postadas aos domingos, aqui no PhD.

E você que está ligada no Twitter, não deixe de seguir a gente no @phdemseilaoque. Novidades e indicação de outros blogs podem ser conferidos por lá, e muito em breve lançaremos promoções imperdíveis, mas só pra quem segue o nosso perfil!

2 comentários

  1. É sempre importante lembrar que além da atividade física, a alimentação também é muito importante. A combinação entre exercícios e uma alimentação equilibrada fornece saúde e, de quebra, pode ajudar no controle do peso. ;)

    ResponderExcluir
  2. Que foto com cara de "amo meu corpo" hahahah

    Nega eu ia te mandar umas fotos com bochechão de criança, mas ainda bem que postou o texto antes de eu fazer uma loucura dessas. Deixar vc postar foto minha com 5 anos, nem pensar ... rs

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.